O aumento da demanda mundial por alimentos saudáveis tem favorecido as carnes de aves. Acessíveis, saborosas, de textura leve e preparo fácil, são consumidas em larga escala nos quatro cantos do planeta, especialmente o frango. Uma das opções para quem quer escapar do frango são os gansos, que têm custo de manutenção barato, oferecem bom retorno de vendas e não exigem grandes investimentos aos iniciantes.
Desde que seja um local ao ar livre e que haja água disponível para o banho, gansos de raça pura podem ser criados até em quintais de residências. Animais resistentes, eles raramente ficam doentes. Além de bom rendimento de carne, também fornecem ovos nutritivos para consumo. As penas e plumas podem ser usadas para encher travesseiros, edredons e, sobretudo, como adorno de roupas e fantasias em época de carnaval. Uma vez por ano, no período de muda, elas se soltam sozinhas do corpo dos gansos.
Contudo, quando se trata da raça chinês-branco, a vigilância é o principal motivo pela sua demanda. Muito comum por aqui, esse ganso, que também é bom para capinar e espantar bichos invasores, grasna ao menor barulho que ouve ou movimento que avista. Não é por menos que ele é conhecido popularmente como sinaleiro. O chinês, que também é encontrado na variedade parda, possui pernas e patas alaranjadas e os machos, uma saliência mais volumosa na cabeça. Aos quatro meses, a ave pode atingir quatro quilos e, quando adulta, a faixa dos oito quilos.
Diferente do pato e do marreco, o ganso possui pescoço mais longo. De porte elegante, a ave vive até 15 anos e adapta-se bem em espaços pequenos e em instalações simples, feitas de materiais reaproveitados da propriedade. É necessário que haja um cercado para evitar fugas e um abrigo de tamanho suficiente para proteção contra sol muito quente, chuva intensa e vento forte. Um pequeno lago, tanque ou uma área com água limpa é essencial para as aves aquáticas, que precisam de banhos diários para manter a saúde.Entre as 12 raças existentes no país, há de exóticas a raras. A toulouse pode chegar a 15 quilos de peso. Tem plumas que variam do cinza-claro ao cinza-escuro. A embden, de origem alemã, possui olhos azuis e penas totalmente brancas. Já o africano tem coloração cinza-clara, bico preto, papada e um risco escuro, que vai da cabeça às espáduas. De plumas frisadas, a sebastopool se caracteriza pela boa produção de ovos na primeira postura. A gravata, ou ganso-do-canadá, se distingue pela faixa branca em volta do pescoço preto. A caipira, proveniente de cruzamentos aleatórios, é a menor entre todas. Os gansos mais difíceis de encontrar são o canadense, o havaiano e o magpie goose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário